
Os cursos on-line de Física do MIT, #8.01 Physics I - Classical Mechanics, Fall 1999 e #8.02 Electricity and Magnetism, Spring 2002 tornaram-se um sucesso mundial com mais de um milhão de acessos por ano. No final de 2014 o MIT retirou-os do seu site. Vários sites na internet passaram a hospedar os vídeos das aulas. Indico dois sites onde podem ser acessados. Preparei “Notas de Aula”, em Português, para todos os vídeos das aulas de ambos os cursos. Disponibilizo o arquivo das Notas de Aula.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
Braquistócrona
Abordo o tema da braquistócrona neste curto trabalho que preparei.
Qual é a trajetória mais rápida? Experimento no Museu Estadual da Técnica e Trabalho, Mannheim.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Braquistocrona)

sexta-feira, 16 de novembro de 2018
Questões conceituais - Gases
Abordo o tema "Gases" nas seis questões conceituais de hoje.
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões6, neste link2.

Segundo a teoria cinética dos gases ou teoria do gás ideal, os gases são formados por partículas que ficam bem afastadas umas das outras e que estão em movimento constante, de forma veloz, livre e desordenada.
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões6, neste link2.
domingo, 21 de outubro de 2018
Questões conceituais - Calor
Abordo o tema "Calor" nas seis questões conceituais de hoje.
A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. A energia do Sol na forma de luz solar é armazenada em glicose por organismos vivos através da fotossíntese, processo do qual, direta ou indiretamente, dependem todos os seres vivos que habitam nosso planeta. A energia solar também é responsável pelos fenômenos meteorológicos e o clima na Terra.
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões5, neste link2.
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões5, neste link2.
terça-feira, 4 de setembro de 2018
Questões conceituais - Fluidos
Abordo o tema "Fluidos" nas seis questões conceituais de hoje.
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões6, neste link2.
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões6, neste link2.
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Questões conceituais - Mecânica (3)
Na postagem de hoje, mais seis questões conceituais.
Movimento de rotação de engrenagens
Cortesia do site : https://br.freepik.com
Cortesia do site : https://br.freepik.com
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões3, neste link2.
sexta-feira, 27 de julho de 2018
Questões conceituais - Mecânica (2)
Acrescento hoje mais seis questões conceituais, dando sequência ao tema.
Gustave-Gaspard Coriolis (21 de maio de 1792 - 19 de setembro de 1843)
No final do século XVIII e início do século XIX, a Mecânica conheceu grandes desenvolvimentos teóricos. Como engenheiro, Gustave-Gaspard Coriolis interessou-se em tornar a mecânica teórica aplicável na compreensão e no desenvolvimento de máquinas industriais. Em seu artigo Sur les équations du mouvement relatif des systèmes de corps (1835), Coriolis define matematicamente a força que, mais tarde, levaria seu nome.
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões2, neste link2.
sexta-feira, 11 de maio de 2018
Questões conceituais - Mecânica (1)
Inicio a abordagem de Questões Conceituais de Física. Julgo ser um modo de reforçar os conceitos teóricos indo além do mero tratamento matemático que já foi utilizado na resolução de problemas. Irei usar também a mesma metodologia - I see - empregada anteriormente. Obviamente que estarei com isto detalhando as respostas de modo muito mais profundo do que normalmente seria necessário. Pretendo com isto reforçar ainda mais os conceitos teóricos empregados nas respostas.
Como referência usarei principalmente questões adaptadas do livro Thinking Physics, 3ª edição, de Lewis Carroll pela praticidade dos temas abordados. Outra fonte usada foi o site "the Physics Classroom", cujo link é http://www.physicsclassroom.com/
Capa do livro usado como referência.
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões1, neste link2.
Como referência usarei principalmente questões adaptadas do livro Thinking Physics, 3ª edição, de Lewis Carroll pela praticidade dos temas abordados. Outra fonte usada foi o site "the Physics Classroom", cujo link é http://www.physicsclassroom.com/
O arquivo deste trabalho encontra-se na pasta Resolução de Problemas / Questões Conceituais; o arquivo é Questões1, neste link2.
Espero que as questões abordadas contribuam para a consolidação dos fundamentos teóricos de Física dos estudiosos que me acompanham. Qualquer comentário será muito bem vindo.
Assinar:
Postagens (Atom)