quarta-feira, 24 de maio de 2017

Resolução de Problemas - Dinâmica

Antes de abordar especificamente a resolução de problemas, sugiro que se assista ao vídeo da BBC, cujo link é  https://www.youtube.com/watch?v=E43-CfukEgs .

Nele faz-se um registro de uma experiência realizada nas instalações da Nasa, onde se situa a maior câmara de vácuo do mundo, cuja foto está em seguida.

Foto da câmara de vácuo

No vídeo se comprova  que, em queda livre, num ambiente sem a resistência do ar, uma pena de pássaro e uma bola de boliche atingem o solo ao mesmo tempo quando liberados de uma mesma altura. O conceito de peso zero em queda livre fica demonstrado.

Foto do aparato da experiência.

Na foto acima, vê-se o aparato da experiência suspenso na abóboda da câmara, antes de iniciar a queda livre, num ambiente de vácuo. As penas de pássaro e a bola de boliche serão liberadas, exatamente no mesmo instante.



3 comentários:

  1. Incrível está ai comprovado, mas você poderia me recomendar onde eu acho os videos do MIT que está sugerido segundo plano de tela do blog , dede já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Cara Maria Aparecida,
    Desculpe-me o atraso na resposta. Se vc for à postagem inicial, lá eu disponibilizo os links de sites que hospedam os cursos 8.01 e 8.02 do MIT. Se não conseguir acessá-los informe-me novamente. Grato. Abs

    ResponderExcluir
  3. Cara Maria Aparecida,
    Para facilitar sua vida.. caso vc n foi ainda à página inicial do meu blog:

    Para o curso de Mecânica, 8.01:
    https://www.youtube.com/playlist?list=PLUdYlQf0_sSsb2tNcA3gtgOt8LGH6tJbr

    E para o de Eletricidade, o 8.02
    http://videolectures.net/mit802s02_electricity_magnetism/

    Abs

    ResponderExcluir